É verdade que tendências vêm e vão todos os anos. Mas se há outra verdade que todos os decoradores, arquitetos e demais profissionais da área sabem é que, ao contrário de muitas tendências, a decoração em preto e branco nunca sai de moda. Unidos e equilibrados, preto e branco são sinônimo de elegância e sofisticação.
Por isso, se você está pensando em ideias para projetar uma casa ou um ambiente em especial, lembre-se da potencialidade dessa combinação de cores e siga as nossas dicas para utilizar o preto e o branco da forma correta e trazer todo o requinte dessa união para o seu projeto.
Equilíbrio é a palavra-chave na decoração
Como já dissemos, para ter sucesso na decoração em preto e branco é importante equilibrar as duas cores para que a sobriedade de uma ou a escuridão de outra não sobressaiam no ambiente. Mas como fazer isso?
Em relação ao revestimento, por exemplo, a estratégia é diferente para cada tipo de ambiente. Em um espaço pequeno, o branco fica melhor nas paredes, já que dá sensação de amplitude ao lugar. Já em grandes espaços, o preto fica perfeito em uma das paredes ou mesmo no teto.
Se a ideia for combinar as duas cores, o branco pode ser utilizado como cor base, ou seja, nas paredes, piso e teto, e o preto como a cor dos móveis e outros objetos. Assim, o branco oferece um espaço arejado, enquanto o preto gera um contraste, trazendo sofisticação ao ambiente.
Além disso, a mistura entre as duas cores pode ser utilizada em tapetes, almofadas, cortinas e até mesmo no revestimento cerâmico. Neste caso, é ideal que as paredes tenham uma cor neutra para que não haja conflito com a combinação entre preto e branco.
Mas se você quiser trazer um ar de contraste ao ambiente, uma boa opção é utilizar alguns objetos com cores diferentes, mas que combinem com o espaço, como prata e dourado, por exemplo, que podem ser aplicadas em peças como luminárias e abajures.
A elegância das cozinhas com decoração em tons claros e escuros
Se tem um lugar onde a decoração em preto e branco se aplica muito bem, esse lugar é a cozinha! Aliás, a união dessas duas cores neste espaço é o sonho de muitos donos e donas de casa, já que ela traz um ar de modernidade a um ambiente tão importante para o lar.
Além disso, é possível investir em revestimentos que já unam as duas cores, formando figuras ou arabescos que dão charme ao cômodo. Também pode ser uma boa saída unir as duas cores indo além da cerâmica. Experimente escolher uma para os móveis e a outra para os eletrodomésticos: é uma alternativa inteligente de levar esse estilo ao seu projeto.
E se a intenção for quebrar um pouco do preto e branco na cozinha, também pode-se fazer o contraste com algum eletrodoméstico em uma cor diferente, como o vermelho ou o amarelo das geladeiras em estilo retrô, por exemplo.
Banheiros em preto e branco
Se na cozinha preto e branco ficam lindos juntos, no banheiro mais ainda! Este espaço íntimo, que deve aliar conforto e beleza, fica ainda mais bonito quando essa combinação clássica faz parte da decoração.
Geralmente, o banheiro é um local pequeno. Se esse for o caso, a melhor forma de combinar as duas cores é utilizando o branco nas paredes e pisos, já que esta cor, como dissemos, proporciona uma sensação de amplitude, e o preto nas peças que fazem parte do espaço, como na pia e nos acessórios do banheiro. Lembrando, ainda, da possibilidade de construir a própria bancada com o porcelanato, uma solução atual, prática, elegante e perfeitamente personalizável.
Mas vale ressaltarmos que o preto também é uma excelente alternativa para banheiros, mesmo nos menores. A cor escura fica ótima quando aplicada em uma parede, seja dentro, seja fora do box. Se combinada a peças em branco, vai garantir uma composição super clássica. Já se for combinada a peças coloridas, vai criar um ambiente arrojado e moderno, mostrando ousadia e personalidade. Quer dizer: as possibilidades são muitas, vai do seu gosto pessoal optar pela que mais representa seu estilo.
Fonte: www.ceramicaportinari.com.br
Envie seu Comentário